Uma mistureba eclética.

Novo formato de música digital promete substituir o MP3

Desde o surgimento da música digital o mercado fonográfico tenta se adequar ao público consumidor de MP3 e luta contra a pirataria na internet.

Desta vez, a alternativa proposta pelo desenvolvedor Dagfinn Bach é um novo formato de áudio digital, chamado MusicDNA.

O novo padrão digital para áudio foi apresentado na 44º edição do Midem (Mercado Internacional do Disco e da Edição Musical), maior feira musical europeia, que ocorreu semana passada em Cannes, na França.

O chamado “substituto do MP3” pode incluir dentro do arquivo musical conteúdos extras, como letras, vídeos, animações e posts de blogs sobre os artistas, que são atualizados cada vez que houver conexão com a internet disponível.

O alemão Karlheinz Brandenbur, considerado o inventor do MP3, é um dos investidores do novo formato:

“Acho que [o arquivo] junta um número de ideias que têm estado por aí há bastante tempo. Lembro-me que, há dez anos, muitas pessoas diziam que nós precisávamos enriquecer a experiência do usuário, que o acesso legal à música teria que dar aos clientes mais do que apenas música, e esta é certamente uma maneira muito agradável de fazer isso”, disse Brandenburg.

As grandes gravadoras ainda não mostraram interesse na novidade, porém alguns selos menores já pretendem usar o novo formato. A Beggars Group, de artistas como Vampire Weekend e The Strokes, pretende adotar o MusicDNA em alguns lançamentos futuros.

O formato será testado a partir do final de março, e a versão final pode sair no fim do ano. Abaixo você pode ver um vídeo que apresenta o MusicDNA (em inglês).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s